Cruzando a Amazônia

Macacos, preguiças e anacondas foram os primeiros a se lembrar quando comecei a planejar minha viagem à selva amazônica. No entanto, de alguma forma eu nunca imaginei que estaria vendo e experimentando apenas isso enquanto cruzava a Amazônia! Tendo sido vítima de obsessão por safári ao longo dos últimos anos em toda a África, desde então tenho buscado uma nova experiência de vida selvagem para igualar ou superar meus encontros com animais anteriores. Na minha recente viagem à Amazônia peruana, descobri exatamente isso.

Tendo sempre sonhado em visitar a selva e não saber por onde começar planejando uma viagem, aproveitei a oportunidade para cruzar a rede fluvial em toda a Amazônia com a Aqua Expeditions em um cruzeiro de quatro dias pelo rio.

Durante cinco dias e quatro noites, cobrimos 355 milhas náuticas, observando a vida selvagem perto e longe em excursões diurnas, desfrutando da hospitalidade peruana a bordo e formando novas amizades com nosso pequeno grupo de 24 viajantes a bordo.

Cruzando a Amazônia: Cinco dias e quatro noites a bordo

A turnê começou em Iquitos, uma cidade considerável conhecida como a porta de entrada para a amazônia peruana. Antes de chegar a Iquitos, eu só tinha viajado para Lima (a capital do Peru) e Cusco para o Vale Sagrado e Machu Picchu. Essas experiências foram bastante agradáveis ​​e arejadas em termos de clima, embora em Iquitos você possa esperar 90% de umidade durante todo o ano - então não se esqueça de fazer as malas!

A viagem partiu em uma tarde de terça-feira e depois de uma longa viagem pela zona rural, chegamos ao porto para embarcar em nossa jornada. Embora eu estivesse viajando sozinho, conheci muitas pessoas excelentes nos cinco dias que se seguiram, o que tornou a experiência muito mais prazerosa. Devido ao pequeno tamanho do barco, a capacidade máxima é de 24 pessoas, de modo que a experiência permite que você conheça melhor cada um dos seus companheiros de viagem dos dias que aparentemente se encaixam em um, em vez de ficarem impressionados com novos nomes e rostos.

Durante a viagem, cobriríamos vários rios ao longo da rede do rio Amazonas, chegando ao rio Amazonas nos últimos dois dias do cruzeiro. As águas que percorremos incluíam o rio Yanallpa, o rio Dorado-Warmi e o lago Carocurahuayte, onde avistamos um tucano, um dos (muitos) animais da minha lista de baldes da Amazônia!

Expedições de vida selvagem

Aventurando-se duas vezes por dia em skiffs nos deu a oportunidade de ver uma grande variedade de vida selvagem de perto. Nunca sabendo para onde ir e o que veríamos a seguir, cada excursão era uma excitante nova aventura nas profundezas do rio Amazonas.

Em nosso primeiro dia nós vimos a iguana de árvore verde bem-camuflada, com nosso guia naturalista que nos assegura isto era há pouco o começo de nossa aventura de vida selvagem. Para não sermos enganados, logo notamos nossa primeira preguiça de três dedos pendurada à distância e apenas visível através de binóculos, um acessório necessário para qualquer aventura na Amazônia.

Nos dias seguintes, continuamos a nos maravilhar com a incrível vida selvagem, tanto no rio como em terra, com golfinhos de rio-de-rosa, jacarés, araras vermelhas, tucanos e bugios vermelhos impressionando o nosso grupo. Embora não tenhamos conseguido vislumbrar aqueles que estavam na cadeia alimentar, como a anaconda, ainda éramos capazes de ver uma grande variedade de vida selvagem típica dessa terra densa da floresta.

Flora amazônica

Sendo o maior rio de descarga do mundo (segundo em comprimento depois do Nilo), não é de admirar que houvesse muito a explorar através da natureza. Em uma de nossas excursões em terra, fomos em busca de nenúfares gigantes, aninhados nas águas rasas da bacia do rio Amazonas. Isso nos deu a oportunidade de ver a flora amazônica mais de perto, já que antes tínhamos visto as gigantescas plantações de cana, cecropia e lindas plantas de helicônia de longe em nossas excursões fluviais duas vezes por dia.

Visitas da comunidade e devolução

Talvez o único aspecto mais impressionante da Aqua Expeditions e meu tempo a bordo tenha sido a devoção às pequenas comunidades ribeirinhas pelas quais passamos e subsequentemente visitamos durante todo o nosso tempo no rio. No último dia tivemos a oportunidade de visitar uma pequena escola onde as crianças nos cantavam canções (incluindo o hino nacional, mão no coração, que era tudo muito patriótico!) Nós também fomos apresentados à vida na Amazônia e demos uma olhada mais de perto arranjos de alojamento, em que as famílias dormem no chão de suas casas de palafitas que as protegem dos níveis cada vez maiores do rio na estação chuvosa.

Em suma, a viagem foi incrível, mas essas visitas à comunidade foram o que realmente amarrou tudo junto. Ao visitar o Peru e investir na economia, você está ajudando diretamente no desenvolvimento deste país, especialmente das grandes cidades como Lima e Cusco, onde o turismo já é tão desenvolvido. Eu definitivamente recomendo esta viagem para quem quer ser introduzido para a Amazônia - certamente não é um que eu vou esquecer qualquer momento em breve!

Um agradecimento muito grande à equipe a bordo do Aqua Expeditions para uma experiência inesquecível e à Aqua por me receber neste cruzeiro como convidado. Todas as opiniões são minhas! Eu voei para o Peru com a LATAM Airlines, voando para Lima e, eventualmente, Iquitos para começar minha aventura na Amazônia.